HISTÓRIA


A Associação Esportiva Recreativa e Cultural Figueirinha é um clube da localidade de São Marcos, em Três Riachos, município de Biguaçu, em Santa Catarina.  A data oficial de fundação é 21 de fevereiro de 1976. O presidente atual é Ronaldo Tomé Silveira.
O diminutivo no nome é uma forma carinhosa que um dos fundadores, o saudoso Reduzino Jorge Furtuoso, encontrou para homenagear o Figueirense FC, de Florianópolis, seu clube de coração.
O Figueirinha não possui campo próprio. Os jogos em casa são realizados no estádio do Corinthians, na localidade de Guiomar. Palmeiras e Limeira já cederam suas praças esportivas para jogos do clube.
A palavra que resume o Figueirinha é família. A quase totalidade dos atletas e dirigentes tem algum tipo de parentesco e a comunidade de São Marcos está unida em prol do sucesso do clube.
A primeira participação no Campeonato da Comarca de Biguaçu ocorreu em 2008. No ano seguinte, o Figueirinha esteve presente na Copa Interligas, onde enfrentou Barrense (Florianópolis), Vasco da Gama (Santo Amaro da Imperatriz) e Palmeiras do Roçado (São José).
Em 2007, a equipe feminina conquistou o Torneio Regional.  Na decisão superou o Santa Maria no campo do Bonsucesso, em Antônio Carlos.